Selecione uma opção
na coluna ao lado.

Quem não se comunica, se estrumbica!

O Grupo de Trabalho de Comunicação (GTC) é onde são inseridas as pessoas que possuem interesse em auxiliar traduzindo, editando e revisando textos, produzindo artes gráficas e audiovisuais para divulgação do partido, ajudar na cobertura de eventos produzidos ou apoiados pelo Piratas, administrar os canais de comunicação oficiais, elaborar comunicados de imprensa e assessorar a criação de GTCs estaduais e municipais.

TOP

Opa, que legal!

Nós usamos o Trello para revisão de textos. Caso você queira, sites como piratetimes e torrentfreak sempre possuem textos pertinentes sobre o Partido Pirata e nossas bandeiras.

Utilizamos ainda o pirata.hackpad.com onde você pode escrever seus textos que irão para revisão. Por último, ainda há o email comunicacao@partidopirata.org onde você pode enviar os textos!

TOP

E nós queremos que você faça parte!

O primeiro passo é participar das reuniões. Grupo de Trabalho de Comunicação (GTC) se reúne quinzenalmente em reuniões abertas. Não esqueça de ler o guia editorial e o regimento interno do GTC. Você pode enviar um email para comunicacao@partidopirata.org informando sua intenção de fazer parte do grupo.

TOP

Que bom que você perguntou!

Um comunicado de imprensa (press release) é uma curta declaração oficial, geralmente com menos de 500 palavras, escrita de forma objetiva e clara sobre um determinado tema ou fato que é divulgada aos meios de comunicação. Trata-se de um texto, cuja essência é passar uma informação de maneira direta.

O foco do press release deverá sempre ser sobre a posição oficial do Partido Pirata.

TOP

Maneiro, fale conosco!

Às vezes é difícil saber de tudo que está rolando, então nós apreciamos quando nos enviam alguma coisa. Enviar e-mail com sugestões e informações relevantes para a comunicacao@partidopirata.org.

TOP

Melhor ainda, menos trabalho pra gente!

Se você é uma pessoa associada do Partido Pirata e possui um comunicado, pode enviar um email para comunicacao@partidopirata.org

TOP

Supimpa!

Envie para nós a sua ideia pelo email comunicacao@partidopirata.org.

TOP

Genial!

O Partido Pirata possui um Manual de Identidade Visual. Dê uma analisada e envie sua imagem ou vídeo para comunicacao@partidopirata.org.

TOP

Então você é um Nerd, né?

No Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação (GTI) são inseridas as pessoas que querem auxiliar na manutenção da estrutura tecnológica do partido, desenvolvimento de sistemas e plataformas de iniciativas piratas. Envie um email para gti@partidopirata.org e participe das reuniões.

TOP

Então decidimos formar um Partido? Tem trabalho a ser feito!

O Partido Pirata no Brasil foi fundado, estamos buscando assinaturas mas ainda tem um longo caminho burocrático pela frente em tribunais para sua formalização. O grupo de trabalho Jurídico do Partido Pirata precisa de juristas, advogados, estudantes de direito e voluntários nos processos burocráticos, institucionais, direitos de resposta além de assessorar juridicamente.

TOP

Que bom! Estamos precisando!

Se você é jurista, advogado ou estudante de direito, sempre é bem vinda uma forcinha na burocrática brasileira, na defesa legal das nossas bandeiras e no análise de questões jurídicas que concernem o Partido Pirata. Envie um email para juridico@partidopirata.org pedindo para integrar o GTJ!

TOP

É um trabalho ingrato mas alguém precisa fazê-lo!

Toda família tem seus problemas. No Partido Pirata não é diferente. A Gestão de Crises busca o entendimento entre partes em conflito e faz encaminhamento de denúncias e acusações.

É eleita a cada dois anos em Assembleia Nacional. Caso tenha interesse em integrar a Gestão de Crises envie um email para secretariageral@partidopirata.org expressando sua intenção em concorrer ao cargo.

TOP

Somos internacionalistas!

Nós Piratas proclamamos o internacionalismo como um princípio fundante de nossa atuação. Somo ainda fundadores da Internacional de Partidos Piratas (PPI). A PPI existe para ajudar a estabelecer, apoiar, promover e manter a comunicação e cooperação entre os partidos piratas ao redor do mundo.

O Grupo de Trabalho de Relações Internacionais (GTRI) acompanha as negociações de acordos e tratados internacionais que lidam por exemplo com liberdades civis e digitais, transparência, vigilância, propriedade intelectual e direitos humanos, no intuito de auxiliar na elaboração de campanhas e ações referentes.

TOP

Então, chega mais!

Envie um email para comunicacao@partidopirata.org e coloque na descrição do email "Eu quero ser parte do Grupo de Relações Internacionais do Partido Pirata." Ahoy!

TOP

do verbo transitivo "propor". Apresentar com alvitre, submeter a apreciação.

Propostas são documentos baseados em políticas do Partido Pirata. Pode ser uma petição, um projeto de lei ou uma chamada para uma ação.

TOP

Queremos ouvi-la!

Se a sua ideia já está bem formulada e está de acordo com as cláusulas pétreas e com o programa do Partido Pirata você pode abrir uma proposição no Loomio em que ela será debatida e poderá ser votada. Antes de enviar algo para o Loomio leia primeiramente o programa do Partido Pirata e converse com o coletivo pirata da sua região ou com associados piratas para elaborar a proposta!

TOP

Tomar decisões em conjunto: isso é o Loomio!

Loomio is decision-making software to assist groups with collaborative decision-making processes. [Wikipedia]

Loomio é uma fermenta online de deliberação usada pelo Partido Pirata. Lá você poderá apresentar sua proposta para que ela seja discutida e votada pelos Piratas. Basta criar uma conta pelo link https://www.loomio.org/users/sign_up e acessar o grupo Partido Pirata pelo link https://www.loomio.org/g/Hmpbu4Tr/partido-pirata-no-brasil-pirate-party-in-brazil.

TOP